twitter

0

     O projeto FEIRA DE CORES E SABORES consiste na realização de oficinas de arte educação envolvendo grupo de aprendizes da APAE/Salvador, para valorização do patrimônio cultural da Feira de São Joaquim. Coodernado pelo museólogo e arquiteto Afrânio Simões e pela arte-educadora Adelina Rebouças que trabalham com educação patrimonial há alguns anos, atendendo a um público variado o projeto foi selecionado pelo edital do IPAC 14/2010 de apoio à realização de projetos de valorização do patrimônio no estado da Bahia. Para os coordenadores do projeto, é fundamental que iniciativas estatais desse gênero sejam adotadas para que a sociedade civil participe da preservação e conservação do patrimônio.

    O Centro de Formação e Acompanhamento Profissional –  CEFAP, da APAE Salvador, localizado na av. Frederico Pontes, ao lado da igreja e colégio dos órfãos de S. Joaquim, fica situado em frente à feira de mesmo nome, que está recebendo ações do governo para sua conservação. A feira de São Joaquim, tradicional centro comercial da capital baiana, reúne um acervo impressionante de peças populares artísticas, decorativas, utilitárias, religiosas e bens culturais de natureza imaterial.
     Depois de desenvolver algumas experiências com a APAE no campo da educação patrimonial, em março de 2010, o museólogo Afrânio Simões sugeriu a idéia de se utilizar a feira de São Joaquim como estímulo pedagógico para a realização de uma ação cultural e educativa com aprendizes da instituição. Em parceria com a arte-educadora Adelina Rebouças, foi então desenvolvido o projeto FEIRA DE CORES E SABORES, possibilitado pela política de editais do IPAC.

      Em dezembro do mesmo ano, foi iniciado o processo educativo com as atividades de sensibilização, apresentação de filmes, imagens, exercícios de integração do grupo etc. Esta primeira etapa foi concluída com a preparação de uma salada de frutas compradas na feira. Desenhos das frutas e de plantas da horta da APAE serviram para estimular os sentidos e a capacidade de observação dos alunos.


     Após o período de férias, em fevereiro de 2011, teve início a segunda fase do projeto com atividades preparatórias para a execução de peças de mosaico, técnica escolhida por exercitar a atenção e a coordenação viso-manual, além de ser uma espécie de quebra-cabeça que estimula o raciocínio e desenvolve o potencial criativo do grupo e o intelecto.

     A conclusão das oficinas ocorrerá em julho de 2011 com a realização de uma exposição no Museu da Cerâmica Udo Knoff, onde serão apresentadas aproximadamente 90 peças típicas da feira como moringas, filtro, vasos e pratos escolhidos pelo grupo e que foram recobertos com mosaico numa releitura dos objetos tradicionais do artesanato baiano.
     O local e data da exposição serão divulgados em breve, mas a expectativa é de levar esse trabalho para locais bastante visitados, onde o público possa trocar experiências com o grupo, a fim de que o trabalho iniciado com projeto Feira de Cores e Sabores tenha continuidade.






0 comentários:

Postar um comentário